O primeiro parto que assisti foi da minha filha. Antes disso, jamais pensei em conseguir entrar numa sala de cirurgia por vontade própria. Eu não nasci pra ser médico e admiro aqueles que exercem a profissão. A minha segunda vez numa sala dessas foi no parto do Gabriel. E fazer essa fotografia de parto me fez sentir uma das maiores emoções de trabalho e vida que já tive.
E mais uma vez senti essa emoção de novo. Fui convidado pela Luciana e Michael a fotografar o nascimento da Nicole. E uma das coisas mais fantásticas que existe no nascimento de uma criança é a expectativa dos pais e familiares. Por conta de uma proibição de último momento na Maternidade São Luiz, ao prosseguir para o centro obstétrico, mesmo com autorização do obstetra, fui barrado e tive que voltar, sem a chance de poder registrar o nascimento de lá e muito menos dos pais terem condições nessa hora de fazer qualquer reclamação.
Apenas a empresa de fotografia que está localizada dentro do hospital é que poderia entrar. A minha filha nasceu na Maternidade São Luiz e num primeiro instante também não fora autorizado um profissional de fora fotografar o parto. Antes da Isa nascer e eu entrar em contato com a Maternidade, consultei um advogado, que me orientou a pedir uma autorização com antecedência e caso não fosse dado, pedisse ao juiz uma liminar para uma empresa de fora fotografar o parto. Caso alguma coisa desse errado, eu poderia abrir um Boletim de Ocorrência, para depois entrar com um processo contra a Maternidade, algo que a princípio estava totalmente fora dos meus planos. Dinheiro nenhum pagaria o registro desse momento.
A primeira coisa que a direção da Maternidade São Luiz me disse foi que eles não poderiam autorizar outro profissional porque já tinham um contrato de exclusividade com a empresa instalada na Maternidade. O Código de Defesa do Consumidor é muito claro ao dizer que o consumidor não pode ser obrigado a utilizar os profissionais/serviços indicados pelo local. A restrição quanto a escolha de prestação de serviço da confiança do cliente configura prática abusiva passível de reclamação junto a um órgão de defesa do consumidor.
Uma das minhas justificativas para conseguir levar o Rodrigo Zapico, amigo e fotógrafo, ao parto foi dizer que a escolha de um fotógrafo é muito pessoal, assim como é a escolha de um médico obstetra. Alguns gostam de samba e outros de rock, e eu apreciava o trabalho de outro fotógrafo, e que não era da empresa que eles me indicavam.
Sem a necessidade de justiça ou B.O. eu consegui o registro do parto da Isa. Portanto, se você deseja que um fotógrafo profissional registre esse momento único, reclame e haja com muita antecedência. A Maternidade São Luiz, até esta data, não permitiu a entrada de um profissional de fora. Infelizmente muitas empresas não são éticas e somos obrigados a lutar por algo que é nosso direito. Lute pelo seu!
Mas o que muitas vezes pode parecer um problema, foi uma grande e feliz surpresa poder registrar do lado de fora a ansiedade dos familiares que acompanhavam atentos ao monitor que transmitia o parto ao vivo. Essa história, contada do outro lado, é inédita pra Lu. E quer saber, eu achei fantástico estar do outro lado da história. E pra completar a emoção da família, a cunhada deu a luz ao segundo filho algumas horas depois. Festa na maternidade!
Lu, Mi e Nicky, que Deus continue abençoando vocês a cada novo dia! Parabéns pela Nicky e pela família linda que vocês têm!
37 thoughts on “Uma história contada do outro lado”
Comovente! Lindo esse "olhar o outro lado"!
Pingback: Ensaio gestante e família no Parque Burle Marx
Lindo,parabéns,renatodpaula…linda história…
Obrigado Solange! Faço ensaio com crianças em ambientes externos ou na própria casa dela, onde ela fique à vontade!
Obrigado Dani!!!
Obrigado Isabela!!!
belíssimo ensaio, a emoção e a expectativa das pessoas é evidente e parece que chega até você !
Parabéns pelo trabalho!! Lindo e emocionante… são momentos incríveis que realmente merecem nosso carinho…
Lindo demais!
Meus olhos ficaram cheios de lagrimas….
amei!!!
Emocionante, parabéns ao Renato!
Danielle, alegria a minha em saber que temos pessoas como o Renato em comum! bjo.
Carlos Simão Carlos querido, eu é que fiquei feliz em saber que vc tb aprecia o trabalho do Renato DPaula! Sds de vc e das suas meninas…..
Renato, parabens pelo lindo trabalho. Foi emocionante ver estas fotos. D
Parabéns, Renato, por zelar pela ética e nossos direitos!!! Sensibilidade fora do comum!!!!
Que arte linda é fotografar!!!!!
Renato fiquei até emocionada com esta história, incrivel as fotos adorei.
Vc faz book de crianças?
abraços
Coisa linda! Chorei minha gente! :)
Chorei junto!!
Parabéns Renato pelo lindo trabalho.
E mais uma vez aparece uma situação que me deixa, além de indignado, com vergonha da forma que somos tratados por hospitais, igrejas, parques que de forma arbitrária proíbem o nosso trabalho ou cobram taxas descabidas.
Essa nossa nova geração de fotógrafos é formada por profissionais com alto nível cultural e, em hipótese alguma, podem se calar diante de situações como estas. Há muita coisa errada acontecendo com a nossa área profissional que precisamos mudar com urgência.
É isso ai Renato! Vamos botar a boca no trombone e expor essa patifaria!
Pois é Arthur! Eu resolvi partilhar porque pra eu conseguir que um fotógrafo de fora fotografasse foi um empenho tremendo. E dessa vez que fui fotografar, não consegui. Quanto mais for disseminado esse tipo de informação, melhor será para todos. Talvez não para as duas empresas que se juntam pra fazer a venda casada de serviços, mas quem liga pra eles. Temos que fazer valer nossos direitos. E nós fotógrafos temos que colocar a boca no trombone sempre. Abraços!!!
Amei lindo!
Gostei da ideia da Patrícia. No próximo bb nosso vou querer um fotógrafo dentro e outro fora :)
Lov u
Que lindo!!! Mas fiquei numa dúvida. Ficou alguém registrando o parto também???
Oi Patricia! O parto foi registrado somente pelos pais. Mas não com a câmera propriamente dita! ;)
Renato dPaula – dPaula PHOTO Sabe que a ideia é bem legal… mas no meu vou querer um fotografo dentro e um fora da sala..rs
Maravilhoso! Rê…. não temos palavras pra descrever nossa emoção ao ver as fotos tão lindas! Captando a essência de cada instante na espera da chegada da minha Nicole! Obrigada amigo! E parabéns pelo trabalho sensacional!
Amamos vocês!
A Nicole vai amar ver isso daqui alguns anos!
Que Deus te abençoe muito e continue iluminando seu trabalho mais e mais!
Bj Lu
genial, renato. é ultrapassando os obstáculos que surgem no meio do caminho que a gente vai crescendo. parabéns.
Pois é, acho a mesma sacanagem ao fazer isso com as noivas. "Somente profissionais cadastrados podem fotografar aqui", é o que dizem secretárias igrejas por toda São Paulo!!!
Informações como essa devem ser divulgadas Anderson Nascimento. É lamentável ter que brigar por algo que é nosso direito. Mas temos que lutar por eles. Principalmente os consumidores/clientes.
Esse fotografo realmente tem muita criatividade pra fazer as fotos sem falar na sensiblidade parabéns.
Obrigado Ezequiel!
Adoro acompanhar o seu trabalho!!! Tudo lindo e cheio de energia!
Obrigado Rebeka. Volte sempre! :)
Obrigado Rebeka!
Sensacional, amigo. Meus parabéss pela qualidade das fotos e a sensibilidade em retratar cada instante importante. Dá a impressão de que não faltou nada, o que é muito bom.
Obrigado Alexandre! Nessas horas o olhar divino não me deixa passar nenhum momento despercebido. Abraços!
Eu me emocionei só com as fotos! Imagine quem estava lá! Parabens pelo trabalho. Lindo demais!
Obrigado Cynthia!