Frequentemente tenho sido surpreendido com convidados “fotógrafos”. Cada vez mais eles estão presentes pra registrar de sua maneira o casamento do amigo ou parente. Até que ponto isso é saudável?
Eu particularmente adoro quando os convidados participam com suas câmeras no registro do casamento. A fotografia está cada dia mais popular e hoje todo celular tem uma câmera. Portanto, num casamento com 250 convidados provavelmente nós teremos no mínimo 250 câmeras dos celulares, fora as câmeras que os convidados também levam. Isso é saudável. Cada um tem o direito de registrar da sua maneira.
A única coisa que não deve acontecer num casamento é aquele amigo, primo ou tio ir lá no altar fotografar junto com o fotógrafo e equipe contratados. Primeiro porque ele não é um profissional e com certeza irá atrapalhar foto e filmagem em algum momento, esses contratados e responsáveis em fazer o melhor registro do casamento.
Segundo porque por não fazer parte da equipe, não trabalha sincronizado e tende a querer fazer o máximo de fotos possíveis não importando-se com o profissional contratado. Terceiro porque esse convidado tende a estar no campo de visão de um dos profissionais contratados, seja de foto ou video, o que atrapalhará e muito no registro e na qualidade do trabalho entregue. Os prejudicados são sempre os noivos.
Sou a favor que os convidados levem suas câmeras e fotografem, mas que respeitem o espaço da cerimônia e não saiam de seus lugares. Existe um profissional contratado que vai fazer o registro e é dele que a noiva espera ver um bom trabalho. No mais, adoro fotografar os convidados registrando esse momento.
No casamento da Carol e do Guilherme, a avó foi um capítulo à parte. Ela respeitou todos os limites e não deixou de registrar nada. Adoro ver a expressão de empolgação com a câmera e o que ela provavelmente conseguiu registrar. Detalhe, ela tinha ganhado a câmera naquele dia. Avó coruja, prestigiando e registrando da melhor forma possível. O casamento completo da Carol e do Guilherme pode ser visto aqui.
E você, já viu ou teve alguma experiência assim?
18 thoughts on “Convidados fotógrafos”
Não concordo com essa democracia na fotografia. Penso que convidado fotografar do seu banco é uma coisa, dar uma de fotografo fora dele (banco) não é popularização da fotografia, é mal gosto e falta de desconfiômetro.
O tempo passa e o problema aumenta. Tenho lido muito sobre casos sérios que tem causado até atritos e frustrações entre fotógrafos, convidados e os anfitriões. Em todos os cantos do mundo esses incidentes estão presentes.
Como tenho um blog para fotógrafos amadores e de celulares iniciei uma campanha "Seja um fotógrafo amador consciente" para informar sobre o quanto é inconveniente essa prática.
http://www.2dmentes.com/2013/10/campanha-seja-um-fotografo-amador.html
falar é legal isso que vc comentou aqui mas é complicado p o profissional trabalhar assim eu msm ja perdir uma foto de entrega de certificado por um fotografo amador entrar na frente justo na hora da entrega vamos dizer a foto mais importante da formatura perdi e o fotografo amador desrespeitando o pedido de licensa tirou uma foto desfocada e mau enquadrada
Sim ja correu, sou fotografo de Manaus, mas sou gaúcho tenho 30 anos, sou dono de uma casa de noivas aqui em Manaus também, faço muitos casamentos, tenho uma sequencia de fotos, onde registrei mais de 20 pessoas clicando o casal, e como fotografia é arte, não perdi o momento e registrei esse momento incrível, sempre dou a sugestao para que o cerimonial vá ate perto do altar e avise os convidados discretamente que ha uma equipe no local fotografando e que não atrapalhem, mas as vezes não tem jeito os “convidados fotógrafos” aparecem pra roubar as cenas,,, e vai saber se as vezes não pegam um angulo melhor do que nós? rsrsrsrsrs
Acho legal as pessoas quererem registrar esse momento, afinal começo de semana é pra trocar foto do perfil né hehehe. Só que o importante é terem a consciência de que se as fotos deles sairem de qualquer jeito não terá problemas, mas os noivos esperam um bom trabalho da equipe contratada. Tive recentemente uma experiência nada agradável, os convidados eram muito invasivos empurravam os fotógrafos, disputavam o melhor lugar. Nem uma conversa, nem o cerimonial conseguiu dar um jeito na situação. Foi terrível!!
Se todos respeitassem o espaço do fotógrafo seria mais fácil! o problema é que muitas vezes "certos" convidados se colocam na frente do fotografo, depois, a culpa foi do fotografo! entenda-se!
Disse tudo Re,..respeito pelos profissionais e pelo momento do casal.Eu q gosto tmb de fotografar sempre me preoculpei em não atrapalhar, e procuro sempre estar do lado oposto dos profissionais, inclusive houve momento de estar orientando amigos p uma foto e o fotógrafo é quem pegou carona na minha idéia…foi muito legal!!!..mas a palavra chave, é RESPEITO!
Fala, Renato! Tirando um pouco o politicamente correto e o overthinking sobre a era digital e tal…….acho que o que as pessoas devem sempre ter em mente é o respeito! Não só o respeito por um profissional, mas PRINCIPALMENTE pelos responsáveis e a RAZÃO da festa…OS NOIVOS! RESPEITO também pelo tempo e dinheiro que investiram num dos maiores momentos de suas vidas! E que com certeza precisa ser registrada da melhor forma possível …e não é interferindo que voce vai contribuir. Pra mim, lugar de convidado, com câmera ou não, é sentadinho na cadeira e ponto! Valeu, Mestre!
Eu sou contra convidados fotógrafos de qualquer “espécie”!! Rsrs… Infelizmente, quando vemos os álbuns atuais, não vemos fotos de pessoas assistindo e curtindo tudo que foi planejado com tanto carinho… os álbus agora estão cheios de fotos de pessoas tirando fotos…
Espero que isso não aconteça quando for a minha vez!
Flavia, hoje tem de tudo e muitas vezes não se tem esse controle. Espero que seu casamento seja do jeitinho que você sonhou e planejou!
Bacana mesmo, o problema é quando aparecem pessoas invadindo o altar como vc mesmo citou, já vi casos de uma multidão se juntar em frente aos pajens para fotografa-los, eram mais de 5 atrapalhando completamente o fotógrafo contratado (na Ocasiao nao era eu) Acho que isso tudo deve ser discutido com o casal no momento do contrato e deixar claro que os convidados podem levar suas cameras e fotografar, porém, ficarem em seus lugares, hehehe
Luciano, nem sempre a noiva tem esse controle de impedir os convidados. Na hora muitos esquecem que tem outro pra fotografar. Imagine uma daminha entrando e os pais, padrinhos e avós loucos para verem e registrarem também esse momento. Já passei por isso na entrada da noiva e o que me restou foi fotografar a noiva e os convidados fotografando. E foi um registro memorável, onde representa não só o momento da noiva, como a ansiedade dos convidados em registrar aquele momento sublime. Atrapalha? Atrapalha sim. Mas casamento não é algo totalmente programado e existem várias interferências pelo caminho. Nós fotógrafos temos que estar preparados para isso e contornar o problema de forma que tenhamos o registro. Obrigado pelo por compartilhar!
Eu fico boba a cada vez que vejo suas fotos, detalhes tao pequenos que soh vc mesmo consegue captar. Simplesmente estou apaixonada pelo seu trabalho!
Obrigado Denise!
Fala, Mestre! Realmente, nos dias atuais, com tanta tecnologia acessível, é absolutamente normal nos depararmos com tantas câmeras, onde quer que estejamos. Imagine no meu caso, que tenho fotografado festas infantis…já imaginou o número de mamães corujas querendo fotografar seus próprios pimpolhos? Inevitável, apenas, acho eu, é que se deve ter uma certa moderação não apenas para não atrapalhar o profissional contratado, mas também para não ofuscar o verdadeiro aniversariante.
É inevitável Artur. Todos querem registrar. Temos que saber lidar com isso com muito bom humor e quando necessário intervir. Grande abraço!
Linda Avó :-)) a primeira foto é o máximo, buscando um ângulo mais baixo, que agradava aos seus olhos, para clicar naquele momento.
É a minha foto preferida Katia!