O que é Fotografia Documental de Família?
A fotografia documental tem como principal objetivo registrar a verdade. Apesar dessa verdade não poder ser alcançada na sua plenitude por diversos fatores, a essência do que se busca nesse estilo da fotografia é documentar o que é real. Na fotografia documental de família o fotógrafo busca registrar, sem o pedido de poses ou direção, o que está acontecendo. Pode ser uma festa, um batizado, um encontro familiar ou um simples dia qualquer do cotidiano.
A mágica acontece quando o fotógrafo não propõe nada, nenhuma direção ou vontade própria. E é aí que os momentos reais de cada pessoa começam a surgir, sem forçar, sem maquiar. Puro e verdadeiro.
Esse registro pode trazer para uma família recordações lindas de quem eles eram. Momentos singulares que no dia a dia passam despercebidos mas estão repletos de significados e amor.
Os melhores momentos estão nas pequenas coisas do dia a dia.
Esse é um projeto dentro da minha fotografia de família que chamo de Um Dia na Vida.
Nesse slideshow de 1 minuto você pode conhecer mais sobre ele.
Tenho vivido com a minha filha e minha esposa um momento muito especial e feliz de nossas vidas. Percebi que essa felicidade não vêm das coisas ou de algo programado. Ela está no meu dia a dia, na minha rotina com a Isa e a Monica. Nunca imaginei que a palavra rotina fosse me fazer tão feliz. Poder dar banho, brincar, escovar os dentes, secar o cabelo e me embananar na hora de fazer uma chuquinha têm sido momentos especiais. Registro o máximo que posso deles.
Em janeiro de 2012 eu resolvi documentar a Mônica e a Isa nas simples coisas de um dia de férias. Passei o tempo todo com a câmera e documentei momentos que hoje são ricos pra nós. Decidi então levar isso para a fotografia de família, um projeto documental chamado Um Dia na Vida. É um conceito em fotografia documental de famílias que tem ganhado cada vez mais notoriedade.
Minha inspiração vem da fotografia documental de família como Sally Man, uma das principais fotógrafas nos EUA e Alan Laboile, um fotógrafo francês que vem ganhando espaço e documenta sua própria família no dia a dia.
Diferente dos ensaios de família dirigidos como o lifestyle, o conceito na fotografia documental é a família ser fotografada sem poses, 100% documental, o dia todo. Seja na hora de preparar e tomar o café da manhã juntos, ler um livro com os filhos, brincar, ir ao mercado fazer compras, preparar o almoço, enfim, aquilo que a família é e faz no dia a dia.
Existe uma mágica e uma beleza no dia a dia das famílias que não precisam ser posadas ou fabricadas
Estou trazendo para a minha fotografia de família aquilo que já existia na minha fotografia de casamento. Uma fotografia documental cheia de emoção e simplicidade que resgatará para as famílias momentos importantes da vida delas.
Projeto #isababe365
Algumas fotos atuais e pessoais que tenho feito diariamente da minha própria família e postado no meu Instagram @renatodpaula.
Conheça mais sobre esse trabalho onde fotografo o dia a dia de famílias em Um Dia na Vida.