Um dia na Vida dos Zambaldi, que me receberam em sua casa para que eu fizesse a fotografia de família documental.
Eu não tenho palavras pra dizer o quanto passar horas e horas me dedicando para registrar uma única família me faz bem. A Sofia e a Manu são um doce de crianças. Me esforcei muito para que eu pudesse registrar o Felipe com suas meninas antes de sair para o trabalho. Eu sei muito bem o que é ter que deixar o que se tem mais de precioso em casa para fazer o que tem que ser feito. Ele passou um pouquinho do tempo durante a manhã e voltou só à noite.
A Carol se dedica muito às meninas. Não teve um minuto de descanso e foi 100% total atenção à elas. Muito carinho e muita diversão, seja na hora do banho ou mesmo na hora de comer.
E nesse dia houve um imprevisto. No final da tarde acabou a força no bairro. E nesse meu trabalho de fotografia documental de famílias eu tenho como filosofia não usar nenhum tipo de luz auxiliar. Eu não quero que minha luz altere o que foram aqueles momentos. Estou ali como uma mosquinha, só observando e registrando o que é real. Se está claro é claro. Se está escuro é escuro. Não altero a cena por nada. Fotografia 100% documental. A Carol acendeu algumas velas pela casa e foi assim que fotografei durante todo o restante da noite.
Estava incrivelmente escuro e mesmo minha câmera e lentes com alta sensibilidade para baixa luz não conseguiam encontrar foco. Uso uma Canon 5D MK III com a lente 35mm f/1.4. Testei com a 24mm f/1.4 e o foco não encontrava. Foi quando decidi usar a 50mm f/1.2 e incrivelmente a câmera encontrava foco, rápido e preciso. Não usei até agora uma lente com tamanha capacidade para focar em ambientes com pouquíssima luz. Para curiosidade, as fotos à noite foram feitas com ISO 16.000 e 20.000.
Ficou granulado? Sim, mas a essência do momento está lá, como realmente era. E isso é o mais importante pra mim.
Fiz um slideshow com os momentos que mais me chamaram atenção. É só ligar o som e curtir!
Carol e Felipe, obrigado por me receberem de braços abertos. :)
Essas são algumas das fotos desse dia.
2 thoughts on “Um Dia na Vida dos Zambaldi”
Ficaram lindas! Acho até que as luzes das velas deram um charme a mais pras fotos feitas no final do dia. Adorei!
Oi Lívia!
Obrigado!!!
Também adorei as luzes das velas. :)