O Um Dia na Vida dos Batista começou bem cedo. Deu tempo para registrar os momentos que o Josmar ficou com o Rafael e o Henrique antes de sair para trabalhar. É um momento importante pra ele e eu fiz questão de estar lá para registrar antes de sair.
Antes do almoço fomos até o supermercado. Como é bem próximo do apartamento, a Flávia fez como de costume, foram andando até ele. O carrinho do Rafael serviu de bagageiro para as sacolas. Eu sigo como um membro da família, acompanhando eles em todos os lugares. O engraçado é que algumas vezes eu deixo de fotografar e ando de mãos dadas com as crianças, brincando, como se fôssemos conhecidos há muito tempo. É importante ter essa participação e interação com eles. Alguns momentos eu deixo a câmera no meu ombro e brinco com as crianças. No meio da brincadeira saco a câmera e fotografo.
O importante é saber parar e entender onde começa e termina minha participação como membro temporário da família. Minha função é registrar mas quanto mais integrado estou, mais à vontade eles ficam comigo e menos minha câmera aparece.
Nesse trabalho eu fiz algumas fotos com iPhone por um motivo específico, discrição. Equipamento é importante mas quem faz a foto é o fotógrafo. E nesse momento específico o equipamento ideal era meu celular. Será que você consegue descobrir quais fotos eu fiz com o celular?
A última foto desse dia neste post é uma das minhas preferidas. Foi quando o Josmar chegou do trabalho no fim do dia e foi dar banho nas crianças. É um momento que ele gosta de fazer, de passar tempo com eles depois de ter passado o dia inteiro fora trabalhando. A sombra da Flávia só olhando com orgulho completa e faz a cena pra mim.
Flávia e Josmar, obrigado por me receberem e confiarem a mim o registro do seu dia a dia.
One thought on “Um Dia na Vida dos Batista”
Renato, nossa não sei nem pôr em palavras o que sinto quando estou vendo suas fotos! esses registros são tão naturais, espontâneos, tão cheios de amor … algo tão valioso!
Me chamo elisane e moro em Manaus, estou iniciando na fotografia, hoje o que sou mais apaixonada é pela fotografia documental de família…e me identifico muito com seu estilo de foto! Quero muito fazer logo um ws com vc!
bjos e parabéns pelo lindo trabalho <3