Esse é o primeiro concurso de fotografia de família realizado pela Associação Fine Art. Fico muito feliz em ver que a fotografia de família vem ganhando espaço em concursos e ao mesmo tempo conquistando mais prestígio. A fotografia de casamento ganhou muito isso nos últimos anos e os concursos e associações foram um dos responsáveis por isso.
No total foram 8 fotos premiadas nesse concurso. Até então meu recorde havia sido de 6 fotos numa única rodada, quando ganhei meu primeiro TOP 20 pela ISPWP, em 2010. Na Fine Art não existe um ranking de fotógrafos mas fico feliz em ter esse reconhecimento e principalmente por ter meu trabalho avaliado por fotógrafos que admiro.
Abaixo segue as fotos e os comentários do jurado.
Comentários:
Captura de uma cena comum e sempre muito forte – a despedida de uma mãe do seu filho trabalhada de forma criativa; o olhar saudoso do garoto, sua mão encostada no vidro do carro passam certa tristeza potencializada pelas gotas que escorrem do vidro; o dedo da mãe como num ato de desapego, de lançar o pequeno ao mundo, de dizer: “coragem, filho!”. O Preto e branco foi muito bem trabalhado.
Comentários:
Nosso olho passeia entre as brincadeiras das crianças e chega até o olhar da mãe, observando e prestando atenção. O olhar da mãe nos direciona de volta para as crianças, criando uma composição em loop. Este é um retrato do mundo lúdico das crianças, que podem tornar facilmente um guarda chuva num brinquedo.
Comentários:
Momento impagável.
O homenzinho está crescendo, já sabe até usar o vaso.
A perspectiva de fora e longe da porta traz a sensação de uma espiada, como um pai conferindo se o filho está fazendo tudo direitinho.
Comentários:
A composição é limpa e bela. As mulheres interagem lá atrás, mas sempre de olho no bebê, retratando o cuidado constante da mulher. O pai observa as sensações da criança em contato com a água, um deleite de primeiras sensações.
Comentários:
Será que a mãe vai conseguir terminar de ler o livro? Acho que se depender da criança não. Registro próximo de uma cena do cotidiano de uma família.
Comentários:
Um registro do cotidiano feito com habilidade em capturar três personagens, cada um em sua ação distinta. A imagem expressa bem o caos e a bagunça que é uma vida em família por meio de um magistral uso de planos e camadas.
Comentários:
Me sinto curioso se a garota está gostando muito da comida, ou o oposto disso. Até para comer as crianças não querem parar de brincar, ela parece estar se balançando enquanto come.
Comentários:
A vida em família não é como uma propaganda de margarina. Aqui o fotógrafo retratou bem o desafio de ser mãe em meio as demandas da vida. As listras da roupa da mãe e da criança também adicionam contexto a esta retratação de desafio, ela é apenas uma “criança crescida” que agora carrega o peso da responsabilidade de cuidar.
Para conhecer a galeria completa da premiação, acesse o site da Fine Art.
One thought on “Fotografia de Família Premiada – Fine Art 01”
Pingback: Fotografia de Família Premiada - Fine Art 02 | Renato dPaula