Fotografar o parto da Isadora foi um turbilhão de emoções. Ela nasceu no dia 17 de maio de 2020. A fotografia de parto da Isadora aconteceu na Maternidade São Luiz na unidade Anália Franco num momento histórico, no meio da pandemia mundial do COVID-19.
Então os planos que foram feitos antes mesmo da Isa nascer, estavam em jogo, inclusive a possibilidade de eu como fotógrafo estar na maternidade no dia de seu nascimento.
A Leila entrou em contato comigo antes mesmo de ficar grávida. Ela queria entender como eu trabalhava e já havia me afirmado, você vai fotografar o meu parto. Na ocasião, ela ainda estava em Portugal.
A história dela vou deixar para você assistir no vídeo, que está logo abaixo, onde ela mesmo conta de forma muito melhor e mais emocionante do que eu faria.
Minha experiência
Aqui eu quero compartilhar um pouco da minha visão como fotógrafo de parto e contador de histórias de famílias.
Em janeiro de 2019 estava tudo certo para eu fotografar o nascimento da Isa em junho de 2020.
As dificuldades
Pra começar, a pandemia chegou e com ela a proibição da entrada de familiares e fotógrafos nas maternidades de São Paulo. Foi então que houve um adiantamento do parto para o mês de maio, um mês antes do previsto, por uma questão médica. Até então estávamos no pico da pandemia e a necessidade de isolamento só aumentava. Apenas uma maternidade em São Paulo permitia a entrada de fotógrafos, e essa não era a nossa maternidade.
A Leila foi muito insistente e sou muito grato e honrado em fotografar pessoas que valorizam tanto a fotografia. Ela queria muito que eu estivesse lá contando a história do nascimento da Isa. Foi então que uma autorização especial foi concedida, depois de muitos nãos, desde que eu fizesse o teste do COVID-19, desse negativo e durante o dia do parto eu estivesse sem nenhum sintoma.
Diferente do habitual, eu não pude entrar para o quarto e documentar os momentos de antes e depois do parto, que na maioria das vezes está repleto de familiares. Eu entrei e saí direto para a sala de parto.
Mas se existe uma coisa que é muito importante para a criatividade são exatamente essas limitações.
Graças a essas limitações temos registros como esse, onde uma sala Zoom compartilhada com toda a família permitiu que todos participassem do nascimento, mesmo à distância.
Eu recebi da Leila e do Léo fragmentos de vídeos de antes do nascimento que fizeram parte da narrativa dessa história. Para finalizar, na saída da maternidade, como os avós não puderam estar presentes, a Leila e o Léo foram até eles.
Foi então que eu fui documentar também esse momento que certamente será muito especial para a Isadora quando ela crescer e entender tudo o que se passou.
O Documentário
Dê um play no vídeo abaixo para conhecer mais sobre essa história.
E se você também deseja que eu fotografe esse dia especial da sua família, fale comigo. É sempre muito especial fotografar momentos tão carregados de significados como esse.
Fotografia de Parto na Maternidade São Luiz Anália Franco.
Curso Fotografia de Parto
Para finalizar, se você é fotógrafa ou fotógrafo de parto e deseja aprender mais sobre como criar histórias como essa, te convido a conhecer meu curso online de fotografia de parto.