Há pouco menos de um ano reservei a primeira semana do mês de dezembro de 2012 para participar do Foundation Workshop, um workshop para fotógrafos de casamento mas que não ensina sobre a fotografia de casamento em si. É um workshop sobre fotografia documental e é diferente de tudo que já vi e participei até hoje.
O workshop aconteceu na histórica cidade de Ouro Preto, MG e contou com 8 dos melhores fotógrafos de casamento do mundo como mentores, Huy Nguyen, Sergio Photographer, Ben Chrisman, Brett Butterstein, Daniel Aguilar, Fer Juaristi, JVS e Vinicius Matos, responsável por trazer o FW pela primeira vez ao Brasil. Uma experiência única não só com grandes profissionais, mas com grandes pessoas que são.
Dormir durante essa semana nem sempre foi uma opção. Acordávamos às 5h da manhã para fotografar todos os dias. Só parávamos para almoçar e o trabalho continuava até às 18h. No último dia fotografei até à 20h. Às 20:30h nos reuníamos com os mentores e começavam ali as críticas e aprendizado. O meu grupo era composto por 7 alunos, 2 mentores e 2 tradutores. Nosso grupo foi chamado de “Bebês chorões”.
A hora passa rápido e facilmente chegávamos até altas horas da madrugada. Num dos dias cheguei às 3:30h na pousada e o sono não aparecia. O pensamento vagava entre tanta coisa aprendida e o desafio que teria algumas horas depois. Só peguei no sono às 4:30h e já estava de pé às 5:30h.
Minha missão, junto com a de meu grupo, foi de registrar Ouro Preto. Não era para ser um registro documental sobre a linda cidade. Era sobre a vida e o cotidiano. Registrar Ouro Preto como nunca foi registrado antes. Um grande desafio.
O grande diferencial do Foundation Workshop não é somente sobre a transformação que ele pode fazer na sua fotografia. Existe uma transformação pessoal. Nós fotografamos o que somos, aquilo que ouvimos, aquilo que lemos e absorvemos. Fotografamos todas as experiências que passamos. E essa transformação acontece de forma muito intensa nesse workshop. Somos provocados e desafiados a descobrir e lidar com nossos pontos fracos e através desse crescimento fazer a nossa fotografia evoluir.
Talvez seja impossível explicar o quão forte e intenso é o FW. Eu diria apenas, vá, faça e dê o seu melhor. Essa foi uma das frases traduzidas no slide de apresentação: “Trabalhe duro, duro, duro, duro!”
O que restou disso tudo? Muitas anotações, ideias e inspiração que já tenho colocado em prática.
Meu muito obrigado a todos os amigos que fiz e com quem pude também aprender. Obrigado a todos os staffs que nos proporcionaram uma experiência incrível, em especial a Kelly Rashka, a organizadora do FWB, e ao Ribas, que tornou esse projeto viável desde o começo.
And a very special thanks to my mentors Huy and Sergio. Besides incredible photographers are wonderful people I had the privilege of living close by these days. My admiration for these two guys became even greater. You are amazing people. Thank you, thank you, thank you!
O ano de 2013 está aí e tenho ainda muita coisa pra colocar em prática. Os próximos trabalhos que me aguardem!
Para fotógrafos de casamento que tiverem interesse, acesse o site do Foundation Workshops.
2 thoughts on “Foundation Workshop Brazil”
O Renato, legao ler seu documentário. Estou viajando semana que vem parao Texas aonde farei o meu workshop Foundation! Já estou ansiosa rsrs e já dormindo pouco, imagine qd chegar o dia em si!!! Vou tirar até uma semana fee para passear antes e relaxar a cabeça. Pelo que vi vc pode aproveitar bastante, que bom, també quero dar o melhor de mim! bjs Bianca Martinez
Que bacana Bianca! Você vai adorar. Não tem quem não gostou e não se surpreendeu, apesar deles falarem sempre para não termos expectativas. Você vai voltar com um turbilhão de informações e o desafio depois é colocar isso em prática. Boa sorte, aproveite e me conte depois sua experiência! Bjs