Vamos focar no nosso trabalho, no aprimoramento da nossa fotografia. Toda vez que perdemos tempo olhando para o lado deixamos de andar pra frente. Se seu concorrente está querendo saber seu valor, informe. Isso não vai te prejudicar. Se ele criou um email falso e você descobriu, informe também. O tempo que se gasta analisando e pensando no que fazer é maior e ele provavelmente vai tentar de outra forma mais eficaz, o que te fará enviar do mesmo jeito.
Dica: se você já tem a data do evento, envie a proposta mesmo assim, isso evita futuros contatos com pedidos de datas diferentes.
Quem está começando tem a necessidade de saber o valor de mercado, de ter uma base. Talvez esse seja um dos maiores tabus de quem começa. Mas é preciso de muito mais do que os valores dos concorrentes para saber o quanto cobrar. É preciso estudar seus custos (veja aqui como calcular seu custo), o valor da sua hora, o quanto se deseja ganhar. Se a conta não fechar, vai quebrar mais cedo ou mais tarde. Se você está começando, pesquise sobre isso, faça um curso, procure um profissional que possa te ajudar na formação do seu valor. Pro fotógrafo já estabelecido, definitivamente passar seu valor não tem nada de mais.
Aos colegas que praticam o email falso para pesquisa, peçam sem medo usando seu nome. Não há nada de errado nisso e ajuda a nós fotógrafos não colocarmos o seu nome nas estatísticas de quem entrou em contato de verdade.
Preço não é diferencial. Se pra você está sendo, melhor pensar em melhorar o trabalho, porque a concorrência é grande. Como você quer ser reconhecido no mercado, como o fotógrafo que cobra barato ou como o fotógrafo que tem um trabalho diferenciado, aquele em que seu cliente faz questão que seja você? Batalhe pra isso!